domingo, 31 de julho de 2011

3º Desafio Salvador Miniclube 2011.

No Brasil, a Arquitetura colonial é definida como a arquitetura realizada no atual território brasileiro desde 1500, ano do descobrimento pelos portugueses, até a independência, em 1822.
Durante o período colonial, os colonizadores importaram as correntes estilísticas da Europa à colônia, adaptando-as às condições materiais e sócio-econômicas locais. Encontram-se no Brasil edifícios coloniais com traços arquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos, porém a transição entre os estilos se realizou de maneira progressiva ao longo dos séculos e a classificação dos períodos e estilos artistísticos do Brasil colonial é motivo de debate entre os especialistas.
A importância do legado arquitetônico e artístico colonial no Brasil é atestada pelos conjuntos e monumentos desta origem que foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Estes são os centros históricos de Salvador, Ouro Preto, Olinda, Diamantina, São Luís do Maranhão, Goiás Velho, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo e as ruínas das Missões Jesuíticas Guarani em São Miguel das Missões.
Fonte: Wikipédia

“Caminhando pelas ruas de Salvador (e em muitas ruas de cidades brasileiras), podemos observar o quanto é rica toda a mistura dessas influências e do talento e criatividade dos brasileiros. Uma das coisas que mais me chama a atenção quando passo por antigas ruas e suas edificações impressionantes, são as portas e janelas...
Às vezes, quando tenho mais tempo para observar essas casas, imagino quantas pessoas já passaram por aquelas portas e quantas abriram e fecharam aquelas janelas...

Neste 3º Desafio Salvador-Miniclube 2011, vamos todos tentar resumir em dois objetos, lembranças, observação e afinidades, porém de forma muito simples e seguindo a nossa linha inicial: Antigo, usado, gasto, simples, mas que demonstrem muitas histórias...”

Resumindo: Nosso 3º e penúltimo DESAFIO = Porta e cabideiro de parede.

. Uma porta - Preferencialmente usada, antiga, rústica e gasta.
. Um cabideiro de parede – Também usado, antigo, rústico. Daqueles que podemos pendurar roupas, chapéus, bolsas etc...

Obs.: São peças separadas!!!!

PRAZO PARA ENTREGA DESTE DESAFIO: até o dia 26 de agosto. Quando as fotos dos trabalhos (até 03 fotografias) devem ser enviadas para a Monica Terra ou Leo Furtado.

Já foi dada a largada!
Boa produção a todos.

IMPORTANTE: Não postem seus trabalhos no Grupo, pois haverá votação no final dos desafios.

1 comentário:

  1. Celino, esclareça uma dúvida minha, por favor: o cabideiro e a porta estão soltos, né? Ou devo apresentá-los juntos instalados numa parede?

    ResponderEliminar